17 julho 2017

Resenha: O Amor Nos Tempos do Ouro

Resenha: O Amor Nos Tempos Do Ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance
Onde comprar: Saraiva
Skoob

 Começo essa resenha dizendo que o romance O Amor Nos Tempos Do Ouro é diferente de todos os livros de época que já tive a oportunidade de ler.

Cécile perdeu seus pais e irmãos após um trágico acidente. Sozinha, sem ter quem seja seu tutor na França, ela acaba sendo obrigada a viajar para o Brasil e ficar aos cuidados de seu Tio Euzébio.

Euzébio não aprova a forma como Cécile foi criada, e querendo se beneficiar com a herança da moça, ele acaba prometendo-a a Euclides, um rico fazendeiro.

Se depois das perdas que sofreu Cécile já não sentia vontade de viver, ao descobrir que seria obrigada a se casar sem amor, os resquícios de vida que ainda tinha se apagaram completamente.
“Por que viver se me foi roubado tudo o que me era caro e precioso? ”
Sem ter muito o que fazer, Cécile acaba aceitando sua sina. Talvez no fim tudo tenha um propósito.

Depois de alguns dias no Rio de Janeiro na casa do tio, é chegado o momento de Cécile viajar para Minas Gerais para conhecer o seu futuro marido. E é nessa viagem que ela conhece Fernão.

Fernão foi contratado pelo noivo de Cécile para acompanhá-la durante a viagem, a fim de protegê-la. Fernão acredita que Cécile não passa de uma interesseira, mas ele não poderia estar mais enganado. E, diante da surpresa de saber que ela não era nada que pensou que fosse, é que acaba acontecendo o improvável: ele se sente atraído pela prometida de Euclides de Andrade.

E mesmo que inicialmente tenha tido medo de Fernão, Cécile também acaba se sentindo atraída por ele. Afinal, foram dias na companhia um do outro. Mas seu destino está cada vez mais perto, e conseguir ajuda de Fernão acaba sendo sua última esperança de se livrar de um casamento sem amor e com um velho tão odioso quanto seu noivo. 

Quem acompanha o blog sabe o quanto amo romances de época, e apesar de inicialmente não ter me sentido tão ligada com a história, com o desfecho acabei ficando apaixonada. 

Não esperem encontrar um romance regado a coisas bonitas. O Amor Nos Tempos Do Ouro é muito mais do que um simples romance, na verdade, em muitos momentos, é um livro que mostra o quão cruel foi a realidade dos escravos. No quanto as pessoas podem ser gananciosas a ponto de fazer tudo em nome do dinheiro. Mas também nos mostra que ainda se pode ter fé na humanidade. Que onde há compaixão, existe esperança.

O livro é incrível, com personagens marcantes e surpreendentes.

E não poderia terminar essa resenha sem confidenciar para vocês que a autora, Marina Carvalho, não ocultou fatos que aconteceram em meados do século XVIII para tornar o romance mais bonito, na verdade, ela expôs de forma magistral a realidade de muitos que naquela época viviam, dando veracidade a história. E acho que foi isso que fez com que eu gostasse tanto da leitura.

Se eu recomendo: Claro!!!! Leiam e embarquem em um livro repleto da história do nosso Brasil e também em um romance que mostra que mesmo diante de tanta dor, o amor e a compaixão podem prevalecer. 

Comente com o Facebook:

Sem comentários :

Enviar um comentário

A Culpa é dos Leitores - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados