28 outubro 2017

#Especialoutubrorosa - Indicação Literária



Esse Cabelo é um livro que vai tratar de muitos assuntos somente contando o percurso da vida de uma jovem e seu cabelo. Narrado em primeira pessoa, temos a protagonista contando a sua história e de sua família enquanto narra as aventuras por entre salões. 

Temas como racismo, padrões estéticos e feminismo estão presentes em forma de memórias da protagonista.

No desenrolar do livro está sempre presente a força da mulher que a autora tenta passar durante a história. Suas avós, sua mãe e até mesmo uma jovem criança, tem a sua força enaltecida e seu brilho exposto nesse livro.
"Eu pensava que um dia seria como ela, e olhava naturalmente para o seu cabelo, pensando na infância como uma etapa temporária de que alguém me salvaria. É por isso que até hoje aceno a essas meninas que me veem como um dia serão e são os melhores juízes, meninas que não pronunciam "como é" do mesmo modo que as suas mães, partilham comigo a prosódia e talvez conheçam já o seu cabelo melhor do que eu."

Além disso conseguimos ver a sua busca para se encontrar. Aceitação de suas origens, diminuir a cobrança e as "duras" que damos em nós mesmas por motivos que quando éramos criança eram triviais. Amor próprio e diminuir a importância do que ouvimos dos outros. Na mesma perspectivas também conseguimos refletir como as pessoas tomam certas atitudes ou expõem opiniões que machucam o próximo sem ao menos perceber, como se fosse natural e sem importância.


"Pensava então que ela seria percebida como uma negra de papel. Apercebo-me agora, porém, de que apenas para mim quem não fui é uma caricatura. Estar em minoria não consiste apenas em tomar de empréstimo a iconografia da nossa intimidade; consiste em apagar o que pode existir de singular não na vida que vivemos, mas na que não vivemos. A história desse empréstimo parece ter pouco de colectivo. Assemelha-se antes a uma inaptidão pessoal para nos lembrarmos melhor de quem não chegamos a ser." A editora gentilmente cedeu um exemplar para o sorteio, no especial.

Comente com o Facebook:

Sem comentários :

Enviar um comentário

A Culpa é dos Leitores - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados